terça-feira, 19 de abril de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO REGIONAL SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA

Realizou-se nos dias 02 e 03 de abril, em Três Barras o Encontro de Formação Regional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP.

O Encontro teve como tema central “Economia Solidária e Desenvolvimento Social” e contou com a presença de mais de 40 jovens das cidades de São José e Florianópolis, arquidiocese de Florianópolis; Guaraciaba e São Miguel do Oeste, diocese de Chapecó; Caçador, Três Barras e Irineópolis, diocese de Caçador.
O Encontro iniciou-se na parte da tarde do dia 02 de abril, com uma breve memória da caminhada da PJMP. Logo depois o professor de Filosofia Sandro Bazzanella do Curso de Ciências Sociais da Universidade do Contestado - UNC de Canoinhas debateu com os jovens o conceito de Economia Solidária. Puderam perceber juntos que a Economia Solidária baseia-se em uma visão de mundo que difere dos conceitos que o capitalismo impõe. Implica em uma nova relação do ser humano com o trabalho, com a natureza e com a sociedade. O que levaria a uma gradativa nova configuração dos mecanismos econômicos. Para concluir a tarde a jovem Estela Maia, explanou sobre o projeto da CARITAS: Fortalecendo Experiência de Economia Solidária em Santa Catarina. À noite seguimos para o salão da comunidade São José Operário, onde confraternizamos.
No domingo, pela manhã, os jovens debateram com a professora Maria Luiza da UNC de Canoinhas, sobre políticas publicas e políticas sociais, com enfoque para a juventude. Foram lidos e debatidos os artigos 5º e 6º da Constituição Federal. O debate teve como destaque, o conceito de cidadania, conceito este, ainda utópico segundo a professora. O Encontro foi concluído com um momento de mística coordenado pelos jovens de Guaraciaba e São Miguel do Oeste.
Como disse o professor Sandro: ”Ou nos desafiamos a pensar o mundo por nossa conta e risco ou nos tornamos meras cópias uns dos outros”. Com toda a certeza, o que foi discutido neste Encontro deixou o coração dos jovens ainda mais inquietos, diante do atual modelo de sociedade.

Klaiton Malmann e Cintia Marino
Participantes do Encontro regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário