quarta-feira, 15 de junho de 2011

A proposta de Jesus para os Jovens!



       O reino de Deus que Jesus propõe vem mexer com o coração da gente e com a libertação do povo oprimido, um dia Jesus foi numa reunião dos judeus na cidade de Nazaré, ele pegou um trecho do profeta Isaias que diz: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor” Lc. 4, 18 -19. Portanto quando os homens conseguirem uma sociedade sem divisão, sem opressão, na base da vida igualitária, então sim o reino de Deus será pleno, portanto é esta a proposta de Jesus para os jovens: não se acomodar diante desta sociedade que continua com tanta desigualdade.  


As Pastorais da Juventude são formadas pelos grupos de jovens motivados pela fé no Deus da vida. Participam destes grupos, jovens que, como parte da Igreja e a exemplo de Jesus Cristo, fazem opção pelos pobres e pela juventude. Nos grupos, os jovens encontram espaços de partilha, celebração da vida (lutas, sofrimentos, alegrias, amizade, acolhimento...) e de vivência do processo de educação na fé.
É nos grupos e comunidades que a ação da pastoral acontece, desenvolvendo diversos serviços. Cada jovem que participa de um grupo de jovens também é pastoral não é só coordenação que é Pastoral. E nós queremos uma pastoral da juventude que: leve em conta a realidade social; atenda ao aprofundamento e crescimento da fé para a comunhão com Deus e com os seres humanos; oriente a opção vocacional dos jovens; forneça elementos e facilite canais para a participação ministerial e de transformação da sociedade. Isso se faz através da participação nos grupos de base, nas reuniões e ações do grupo, na participação em cursos, encontros, etc.
Jesus é o caminho que conduz à felicidade, a verdade que liberta e a vida que nos santifica. Em nossa missão aprendemos a imaginar o mundo inteiro como Corpo de Cristo. É nos grupos que aprendemos a superar o anonimato, o individualismo, a divisão, o egoísmo, o espírito de competição e a ganância. Em nossos grupos todas as pessoas são valorizadas e, então, criam-se laços de fraternidade e união. Através deles que Jesus passa a ser mais conhecido, amado e seguido. Acreditar é o primeiro passo! Caminhar juntos é fundamental. Reconhecer que temos limites e defeitos é reconhecer que somos humanos e pecadores e por isso, chamados a crescer e a nos converter todos os dias. É preciso acreditar no potencial da juventude e valorizar as diferenças, colocando-as a serviço da vida e da esperança. Nossa felicidade consiste em deixar os outros felizes. Precisamos nos educar para o amor.

*Foto do Grupo de Jovens da Comunidade São Pascoal de Irineópolis durante a realização da Missão Jovem!

Um comentário: