quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


SONHANDO OS SONHOS DA JUVENTUDE
Oficial com Pe Hilário Dick.
O bate-papo.
            No dia 03 de fevereiro aconteceu um “bate-papo” com o Pe. Hilário Dick. Reuniram-se cerca de trinta jovens das mais diferentes pastorais e movimentos. Pastorais da Juventude (PJS) Renovação Carismática Católica (RCC), Encontro de Jovens Amigos (EJA) e da Pastoral Juvenil Marista (PJM).    Na conversa, os jovens presenciaram o depoimento de um jovem padre Jesuíta de setenta e dois anos. Em suas palavras: "Sou um educador que trabalha com a juventude. Estou com os jovens porque os amo”. Ele motiva os jovens presentes a viverem sua juventude com alegria e diz mais: “o importante é alegria da vivência comunitária”. Ele tem a juventude como causa, por isso motivou a todos os jovens presentes a ter como exemplo o próprio Cristo, que  foi sempre jovem, e deu sua vida no auge de sua vitalidade. Afirmou ainda que: “ser jovem é viver o êxodo”, pois o jovem é “sacramento da novidade”, e ainda lembrou o compromisso que cada jovem tem com sua comunidade. A participação da juventude no espaço social é sempre decisiva.

Também, no dia 05 de fevereiro, nas dependências do centro catequético da catedral, contando com a participação de mais de vinte jovens, aconteceu o primeiro contato formal com lideranças de diversas experiências que trabalham com jovens da microrregião de Caçador.
Mística
 Em comunhão com o documento 85 (3) da CNBB, jovens lideranças de pastorais e movimentos da microrregião (Caçador), reuniram-se para partilhar suas identidades, anseios, projetos, atividades. Além de se conhecer melhor, o encontro teve por objetivo pensar atividades em conjunto para o corrente ano. Das idéias lançadas no encontro, duas foram destacadas: a primeira é organizar uma peça de teatro para levar as escolas e igrejas tendo por objetivo a conscientização no tocante aos acidentes de trânsito em Caçador, especialmente onde se envolvem motocicletas. A segunda é organizar conjuntamente uma vigília da juventude, ainda no primeiro semestre. Assim, deu-se início, na microrregião de Caçador, um novo processo na evangelização da juventude conhecido como setor juventude.
Oficial.
             A alegria é contagiante quando os jovens assumem atitudes que fazem acontecer o reino de Deus.  Com a força do Cristo, jovem libertador, a juventude da microrregião de Caçador coloca-se a disposição de uma sociedade mais humana, justa, fraterna e feliz.
Carlos AB
Pastorais da Juventude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário