terça-feira, 10 de julho de 2012


ÚLTIMA ETAPA DA II EDIJUV
Chegada a quarta e última etapa da II EDIJUV (escola diocesana da juventude), onde 29 Edijuvistas pegaram seus certificados. Etapa que teve início no sábado (07) ao meio-dia, e foi assessorado por Antonio Frutuoso, ex secretario regional das PJs de Santa Catarina, e atualmente colaborador da casa da Juventude do Paraná, com o tema: Formação Integral – Sexualidade e Valores Cristãos.
Nesta etapa, por ser a última, estava com um clima de dever cumprido, mas também de despedida. Não de despedida pra sempre, pois haverá reencontros em outras programações pastorais/ diocesana. Nessa etapa falando abertamente de tudo que pode envolver a nós jovens nesses pontos da sexualidade e valores cristãos. Tudo provem do amor, desde os estudos, trabalhos, amizades, e a aceitação das diferenças. O trabalho em grupo realizado no sábado à tarde, onde foi vistas as diferenças entre homens e mulheres, qualidades e defeitos que com muito senso de humor foram relatados pelos Edijuvistas, fez os jovens perceberem que os gêneros tem os mesmos direitos e muitas semelhanças.
Ainda no sábado, foram apresentados e entregues os TCEs (Trabalhos de Conclusão da Escola), em seus diversos temas e propostas, onde os Edijuvistas colocaram em prática o que aprenderam, levando aos grupos, paróquias, escolas e onde encontrarem um público jovem, que é o principal alvo. À noite assistiram ao filme: “Um amor para recordar”, e após o filme iniciou a confraternização, onde foi comemorado o aniversario de três Edijuvistas.
Os momentos de animação entre esses dois dias, foram realizados pelo João Soares (João Preto), Ederson Iarochevski (Vice Coordenador de pastoral) e José Fernando Garipuna (Edijuvista). Que levaram os jovens a refletir, cantar, pular e se animar ainda mais nessa etapa.
No domingo (08), durante amanhã iniciaram com o café e oração inicial, onde refletiram sobre algum objeto pessoal de livre escolha. Após isso o assessor continuou a expor a temática, onde o amor continuou sendo o ponto forte. Após o almoço tiveram a Santa Missa, presidida pelo Padre Lydio Milani, com uma profunda reflexão sobre os milagres de Cristo. E então a formatura dos 29 jovens, que se propuseram nessas quatro etapas a aprender um pouco mais sobre nossa caminhada na igreja e na comunidade. Foram entregues os certificados e feita uma confraternização final, momento emocionante, onde no final de mais uma caminhada as despedidas, para continuar caminhando e levando o que aprenderam ao povo que mais necessita do auxilio do jovem.
Parabenizo a todos os Edijuvistas, e agradeço a todos que se empenharam para o acontecimento de II EDIJUV, desde a coordenação da escola, André Felipe Carrer, Divanete Eloisa Bacchi, secretário Carlos, Bispo diocesano Dom Frei Severino Clasen, OFM, aos padres que apoiaram e incentivaram a participação de seus jovens e a todos que direta ou indiretamente ajudaram para que a escola fosse um sucesso.
Edijuvista Sandro Bento
Grupo de Jovens Renovados
Paróquia Imaculada Conceição
Fraiburgo 

Um comentário:

  1. PARABÉNS A TODOS OS EDIJUVISTAS, PARABÉNS À DIOCESE DE CAÇADOR POR APOIAR E INCENTIVAR AS EDIÇÕES DA PJs. Parabéns ao Carlos e Equipe de Assessores e Coordenadores. Show...
    Abraços...Felicidades a todos...Prof. Lidio Manenti - Assessor Leigo da PJ da Diocese.

    ResponderExcluir