terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PASTORAIS DA JUVENTUDE DIOCESANA CONSTRUINDO O JEITO JOVEM DE SER IGREJA

PASTORAIS DA JUVENTUDE DIOCESANA CONSTRUINDO O JEITO 

JOVEM DE SER IGREJA

    Neste final de semana, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, os jovens das Pastorais da Juventude do Contestado, da Diocese de Caçador, se reuniram em assembleia para definir ações, estratégias e os caminhos que serão seguidos no triênio 2014-2016. A 18ª Assembleia Diocesana das Pastorais da Juventude (ADPJs) aconteceu no Centro de Formação João Paulo II – Castelhano, em Caçador.
    Os jovens foram orientados pelo tema “Construindo o jeito jovem de ser Igreja”, com reflexões a partir do Subsídio de estudo “Somos Igreja Jovem”, documentos da Igreja a respeito da juventude e do trecho bíblico de Atos dos Apóstolos: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At 2,42).
    Entre as principais discussões da Assembleia, os jovens organizaram as atividades permanentes das Pastorais da Juventude na diocese, elaborando estratégias, organizações e participações para a Semana da Cidadania, Semana do Estudante, Campanha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e o Dia Nacional da Juventude. Em um momento de renovação das atividades, os grupos de trabalho também apresentaram sugestões de ações a serem trabalhadas efetivamente pelas PJs na diocese.
      Dayane Benedetti, da paróquia Imaculada Conceição, de Videira, diz que a Assembleia foi um momento de aprendizado e decisões. “Quase 50 jovens pararam, se desligaram de seus afazeres e começaram a pensar na juventude. Não apenas da sua paróquia, mas em todos os jovens de nossa diocese”, afirma.
      A Assembleia é a instância máxima de discussão e deliberação da caminhada das PJs, como um momento deliberativo, legítimo, representativo, soberano e eletivo. Divididos por microrregiões, os jovens escolheram os representantes para a Coordenação Diocesana das Pastorais da Juventude (CDPJs) e para a Comissão Diocesana de Assessores das Pastorais da Juventude (CDAPJs). Além disso, em votação indicaram três nomes para o serviço de secretaria liberada diocesana: Alexandre Cachoeira, Klaiton Mallmann dos Santos e Lucia Ana Fritzen. A coordenação de pastoral vai definir entre eles. “A ADPJs foi o momento de nós, como grupos de base, sermos protagonistas da nossa história e sermos capazes de assumir papéis e eleger pessoas que sejam responsáveis para nos representar”, diz Dayane.
         Para Carlos André Basílio, atual secretário diocesano das PJs, a ADPJs foi um momento muito forte. “Mesmo retirando meu nome para ficar a serviço de liberação nos próximos anos, revivi as emoções de dois anos atrás, quando fui escolhido pelas PJs da diocese.” Carlos deixa o serviço com o agradecimento e reconhecimento da juventude Diocesana.

Fábio Rodrigues
Jornalista
Paróquia Santa Cruz - Canoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário