quinta-feira, 28 de julho de 2011

Encontro Diocesano dos Alunos e
Fórum das mudanças climáticas e Justiça Social

Prezados Alunos
Agentes de Pastoral
Agentes Sociais

Sabemos que cuidar da Terra é crer num futuro bom. A Campanha da Fraternidade deste ano nos colocou diante do desafio de cuidar da obra de Deus. Ela nos ajudou a perceber que as Mudanças Climáticas em curso no Planeta afetam todas as formas de vida, dentre as quais a vida das populações mais pobres, obrigando-nos a repensar o modelo de sociedade em que vivemos, as matrizes energéticas, os modos de produção e de consumo.
A consciência ecológica, entretanto, tem crescido em vários setores da sociedade que já se articulam para construir outro mundo, outra civilização, fundada em valores e formas de convivência que defendem e promovem a vida e que cuidam amorosamente da terra. Em sintonia com estes desafios e esperanças, a Diocese de Caçador organiza o Fórum Diocesano das Mudanças Climáticas, que está sendo construído em parceria com o III Encontro dos Alunos das Escolas Diocesanas. O objetivo deste encontro é estimular o processo de formação permanente de nossos agentes de pastoral e agentes sociais.
Com a temática das mudanças climáticas, o encontro se propõem a levar informações, criar consciência crítica, estimular ações capazes de enfrentar as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento do Planeta. Precisamos despertar a consciência cristã e eclesial para a vivência da teologia e da espiritualidade da Criação. Deus está conosco e inspira fidelidade à missão de cuidar do que Ele criou e “viu que era muito bom.” Gn 1,31)
O encontro acontecerá no dia 31 de julho de 2011 na cidade de Videira, no Centro de Pastoral, ao lado da Igreja Matriz. Terá início as 9h00 e previsão de término as 16h00. O investimento pessoal para o dia será de R$ 10,00. Contamos, neste dia com a assessoria de Ivo Poletto que é assessor de pastorais e movimentos sociais, é filósofo, teólogo, cientista social e educador popular.
Convidamos você que participou ou está participando das Escolas Diocesanas de Formação para estar conosco neste Encontro. Importa ressaltar que, pela relevância deste debate, este encontro é aberto a professores, educadores e demais agentes pastorais e sociais.

Pe. João Cláudio Casara
Pela Equipe de Articulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário