quarta-feira, 10 de agosto de 2011

3º ENCONTRO DIOCESANO DOS ALUNOS E FÓRUM DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E JUSTIÇA SOCIAL

O Encontro dos Alunos das Escolas Diocesanas e o Fórum das Mudanças Climáticas e Justiça Social aconteceu no dia 31 de julho de 2011 no Centro de Pastoral de Videira/SC.
Com o objetivo de estimular o processo de formação permanente dos agentes de pastoral e agentes sociais, o encontro contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas e refletiu a temática das Mudanças Climáticas. A assessoria do dia foi de Ivo Poletto, assessor de pastorais e movimentos sociais, filósofo, teólogo, cientista social e educador popular. Para os organizadores “o encontro foi de extrema importância para toda a região, devido a sua temática, pois a realidade tem mostrado que é preciso agir para que se resgate a Vida do Planeta”. O assessor conseguiu conduzir o debate, de forma a apresentar dados sobre as mudanças climáticas, desde o contexto histórico até as catástrofes ocorridas nos últimos anos. 
Ivo Poletto destacou que é “importante que haja uma mudança cultural nas pessoas. Todos são responsáveis pelas mudanças climáticas. É preciso pensar politicamente como mudar, para se ter uma relação diferente com o planeta, e isso requer uma nova visão das questões ambientais. Para que se possa ter autoridade na cobrança de ações governamentais, é preciso mudar a partir da nossa casa.” Segundo Marilene Pelegrinello da Escola do CEBI, participante do encontro “a partir da fala do assessor, pode-se perceber que é preciso acordar para as necessidades do cuidado com o Planeta e a nossa responsabilidade de movimentar outras pessoas e fazer pressão política em favor da defesa do meio ambiente como um todo”.
No decorrer da programação foram realizados vários momentos de mística que refletiram o tema e chamaram a todos para o compromisso com a defesa da Mãe-terra, para o Seminarista Hilton Wzorek participante da Escola Diocesana da Juventude “Não há como ser cristão e viver o batismo sem se comprometer com a Criação e, desta forma, com o projeto do Pai. A mística do encontro ajudou na conscientização de que as mudanças climáticas não são um tema restrito aos ambientalistas e governantes, mas que os gritos que emanam da Mãe-terra exigem de cada um dos filhos e filhas de Deus uma ação comprometida com a missão de Co-criadores da obra divina”.
Ao final do encontro os participantes assumiram alguns compromissos com relação ao tema: apoiar as iniciativas de agroecologia, reciclagem, florestamento nativo, proteção de fontes e economia solidária existentes na diocese; fomentar o debate nos meios de comunicação social, nas escolas e comunidades eclesiais de base; acompanhar e cobrar políticas públicas em favor do meio ambiente nas diversas esferas do poder público. Firmou-se também a realização deste Encontro Diocesano para o ano de 2012 em Fraiburgo.
        


   Por Divanete Eloisa Bacchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário