sexta-feira, 30 de março de 2012

PJS inserida nas Pastorais Sociais


Pastorais Sociais preparam 5ª Semana Social Brasileira em SC

gtsantacatarinasul4ssb
No último fim-de-semana, dias 23 a 25 de março, a CNBB Regional Sul 4 (Santa Catarina), realizou o Seminário Regional das Pastorais Sociais em Rio do Oeste(SC). Participaram do seminário 50 lideranças de todas as dioceses catarinenses, bem como representantes das pastorais sociais em âmbito regional.
O objetivo da atividade foi refletir sobre a temática da 5ª Semana Social Brasileira (SSB): “Estado para que e para quem?” e planejar a sua preparação nas dioceses e no estado de Santa Catarina.
Padre Nelito Dornelas, assessor da Comissão Episcopal para a Caridade, Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e o professor Valmor Schiochet, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que conduziram a reflexão sobre a forma que o Estado está organizado, possibilitando um olhar estrutural, para além dos governos.
No domingo, os participantes elaboraram o planejamento para processo da 5ª SSB nas dioceses e no regional. Durante esse ano acontecerão seminários diocesanos, estudos, fóruns e outras atividades, culminando com a etapa estadual, em março de 2013.
 Transformação
A 5ª Semana tem o objetivo de promover o debate sobre o Estado brasileiro e articular diversas forças da sociedade buscando construir alternativas de transformação.
Foi lançada em agosto de 2011 e seu processo se estenderá até maio de 2013, com a etapa nacional. Até lá, acontecerão centenas de seminários, debates, fóruns e outras ações em âmbito local, diocesano e regional, refletindo “O Estado que temo e o Estado que queremos”.
Mais informações: www.semanasocialbrasileira.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário