quarta-feira, 4 de abril de 2012

Vigília da Paixão



Recordação da Vida:
O seguimento é fruto da compaixão de Jesus. Ele se compadece, escolhe e chama. Segui-lo,
ontem como hoje, é tornar-se discípulo. Isso implica compartilhar do mesmo destino: a cruz
martirial. Seguimento é, então, a resposta total e integral ao chamado de Jesus: “Vem e
segue-me” (Lc 9, 23-27). Porém, não basta caminhar com Jesus, escutá-lo, ver suas obras.
Muitos estavam com ele, mas não haviam descoberto a pessoa e missão de Jesus a partir

1

“Em memória de mim – Escola de Liturgia com Jovens”. Coleção: Educação na fé, pág. 97.

GT de Mística e Construção – Regional Sul 1

2

VIGÍLIA DA PAIXÃO (SEXTA-FEIRA SANTA)

dele. A visão que predominava em seus corações era aquela de um messias glorioso que
libertaria o povo, traria vantagens e privilégios para seus adeptos e reinaria sem passar pelo
sofrimento, ainda mais pela morte na cruz. Por isso não o acolhem logo como ele é: aquele
que sofreu, foi crucificado e os acompanhava vivo. Jesus ainda é crucificado em cada irmão e
irmã que sofrem, em especial a juventude e os pobres, que são os mais suscetíveis aos sinais
de morte. Momento de trazer à memória as dores dos jovens.

Salmo 31
Com Jesus na cruz, entreguemos nas mãos do Pai o grito de todos os condenados à morte.
Que o Senhor responda ao clamor dos sofredores.

Eu me entrego, Senhor, em tuas mãos e espero pela sua salvação!

1. Junto de ti, ó Senhor, eu me abrigo, não tenha eu de que me envergonhar;
Por tua justiça me salva e teu ouvido ouça meu grito: “Vem logo me libertar!”

2. Sê para mim um rochedo firme e forte, uma muralha que sempre me proteja;
Por tua honra, Senhor, vem conduzir-me, vem desatar-me, és minha fortaleza!

3. Em tuas mãos eu entrego o meu espírito, ó Senhor Deus, és tu quem me vai salvar;
Tu não suportas quem serve a falsos deuses, somente em ti, ó Senhor, vou confiar!

4. Por teu amor vou dançar de alegria, pois bem que olhaste pra minha opressão;
Não me entregaste nas mãos do inimigo, meus pés firmaste em boa posição.

5. Glória a Deus Pai porque tanto nos amou, glória a Jesus que se deu por nosso bem;
Gloria ao Divino, que é fonte deste amor, nós damos glória agora e sempre. Amém!

Refrão: Shemá Israel, Adonai elohenu, Adonai ehad! (4x)
Escuta Israel, o Senhor é nosso Deus, Um é o Senhor! (4x)

Leitura da Palavra: Isaías 53, 4 – 5

Todavia, eram as nossas doenças que ele carregava, eram as nossas dores que ele levava em
suas costas. E nós achávamos que ele era um homem castigado, um homem ferido por Deus e
humilhado. Mas ele estava sendo transpassado por causa de nossas revoltas, esmagado por
nossos crimes. Caiu sobre ele o castigo que nos deixaria quites; e por suas feridas é que veio a
cura para nós.

Meditação: (Trecho da Carta de Ir. Roger: Juntos às fontes da alegria, ODJ pág. 131)
“Há muitos que se perguntam: o que Deus espera de mim? A resposta vem ao ler o
Evangelho: Deus pede que sejamos um reflexo da sua presença, em todas as situações; ele
nos convida a tornar a vida bela para aqueles que ele nos confia. Quem procura responder a
um chamamento de Deus para a vida toda pode fazer sua esta oração:
Espírito Santo, embora ninguém seja construído de antemão para cumprir um sim para toda a
vida, tu vens acender em mim uma fonte de luz. Na hora em que o sim e o não se enfrentam,
tu iluminas as minhas hesitações e dúvidas.
Espírito Santo, tu me ajudas a aceitar as minhas limitações. Que a tua presença venha
transfigurar a fragilidade que possa haver em mim.
Então podemos ousar dar um sim que nos levará para bem longe. Esse sim é límpida
confiança. Esse sim é todo amor.”

Preparado pela equipe de Mistica e Construção da PJ regional Sul IV

Nenhum comentário:

Postar um comentário