sexta-feira, 25 de julho de 2014

III Vigília Diocesana da Juventude

E até que voltemos a nos encontrar que Deus nos guarde no calor do Seu abraço!

A III Vigília Diocesana da Juventude deixou já um gostinho de quero mais. Esse gostinho ficou estampado nos sorrisos, nos abraços e na vontade de não ir embora no final.



No dia 19 de julho deste ano aconteceu a 3a edição da Vigília Diocesana da Juventude, esta foi realizada na Paróquia Imaculada Conceição da cidade de Videira, Santa Catarina. Participaram cerca de 100 jovens vindos de várias paróquias da Diocese. O tema escolhido para esta etapa foi o Protagonismo Juvenil.




A palestra sobre o tema foi conduzida pela Professora Leida Boff, que fez os jovens refletirem o mundo em que vivem e a vida que levam. Quais seus objetivos? Onde querem chegar? O que têm feito?


 Depois desse momento de reflexão e animação Pe. Ademar Cason, vigário da Paróquia, juntamente com os jovens de Videira, apresentou um teatro que também trabalhava o tema do protagonismo juvenil falando sobre as descobertas, o entusiasmo, o medo do novo, o comodismo e o pessimismo. Após a apresentação conversou com os jovens sobre o assunto abordado.




A vigília não podia ser feita só de momentos de animação e reflexão, assim chegou a hora de silenciar o coração. Iluminados pela luz do Espirito Santo os jovens viveram o Lucernário.
 



Já iluminados pelo Espírito veio o momento da Adoração do Santíssimo. Não há como descrever o que o coração sente, mas é visível a entrega da alma de cada um para adorar o Cristo vivo na eucaristia. Esse momento foi conduzido pela Pastoral Vocacional da Diocese.
 
 
 

Após a adoração Dom Severino, Bispo diocesano, presidiu a celebração. Como nesse mês celebramos 1 ano de JMJ está foi lembrada e comemorada em conjunto com nossa vigília. A participação das crianças deu um colorido a missa. No momento da consagração Dom Severino trouxe os jovens para mais perto do altar mostrando que a Igreja é o lugar da partilha do pão e da vida, que Deus está sempre próximo de todos.
 A IV Vigília Diocesana da Juventude acontecerá na Paróquia Santa Cruz, na cidade de Canoinhas, no próximo ano no mês de julho. Com muita alegria os jovens de Canoinhas receberam o santo padroeiro da Diocese, São Francisco de Assis, que irá peregrinar pelas comunidades até a próxima edição da vigília.
 
 
 "Obrigada a todos que com muito empenho se dedicaram para a realização dessa 3a edição do vigília. Sozinho somos apenas mais um, mas unidos, como juventude que acredita no amor de Cristo e na construção da civilização do amor, temos força para mudarmos o que está a nossa volta! Agradecemos a todos os jovens que somaram seus esforços para  fazerem parte, não somente estarem presentes, desse momento em que celebramos a vida da juventude em nossa diocese. Somos gratos as pastorais que organizaram cada parte dessa celebração, a Pastoral Vocacional, a Pastoral da Comunicação, a Pastoral Familiar e aos jovens da Pastoral da Juventude. Nossa gratidão também se estende, principalmente, à Paróquia Imaculada Conceição que com muito carinho recebeu a cada um dos jovens que veio participar bem como se dedicou ao máximo para fazer acontecer esse momento de festa e oração para a juventude".
 
Valeu juventude da Diocese de Caçador essa festa é de vocês!

 Lucia Ana Fritzen
Pela equipe de organização da Vigília


Nenhum comentário:

Postar um comentário