quinta-feira, 27 de março de 2014

PEREGRINAÇÃO





Cruz do DNJ vai passar por todas as comunidades


Símbolo do Dia Nacional da Juventude foi recebido em Canoinhas no domingo, 23; Bela Vista do Toldo é o próximo destino da cruz


Fábio Rodrigues
CANOINHAS

No domingo, 23, uma comitiva de jovens de Canoinhas foi até a paróquia de Monte Castelo para buscar a cruz peregrina do Dia Nacional da Juventude (DNJ) da microrregião. Eles conversaram com os organizadores do evento no ano passado, pedindo o apoio e orientações de como promover o DNJ.
À tarde, a cruz chegou ao portal de Canoinhas e foi levada em passeata até o pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei. Lá, os jovens apresentaram danças, músicas e teatros sobre o tema do DNJ 2014: tráfico humano. O dia encerrou com a missa, na qual o padre Rogério Inacio Esmeraldino deu a benção aos jovens que vão levar, em missão, a cruz para as outras comunidades.






No dia 6 de abril, Bela Vista do Toldo recebe a peregrinação da cruz e leva a Três Barras no dia 26. De lá, a cruz retorna para Canoinhas. Segundo o coordenador paroquial da Pastoral da Juventude de Canoinhas, Renato Drosdoski, todas as comunidades de Canoinhas vão receber a peregrinação em um cronograma que se estende até setembro. “Serão 59 comunidades que receberão a visita da cruz do DNJ em Canoinhas. Será uma grande peregrinação, que valerá a pena pelo contato das comunidades com esse símbolo”, afirma.
A organização do DNJ está concluindo o cronograma das visitas da cruz e as comunidades serão avisadas nos próximos dias.
Para Drosdoski, toda a peregrinação é vista como uma preparação para a celebração do DNJ, que será realizado no dia 19 de outubro. Para ele, o DNJ será construído pouco a pouco, em cada comunidade onde a cruz passar. “Em cada lugar, a cruz vai deixar um pouco de sua mística, além de levar adiante a força recebida a cada encontro com as pessoas dos diversos locais.”

DNJ


O Dia Nacional da Juventude é uma ação da Pastoral da Juventude em todo o Brasil. Apesar de ser um evento organizado pela Igreja Católica, o objetivo é reunir, também, jovens de todas as religiões e crenças, como uma celebração ecumênica da juventude.
Neste ano, o DNJ da microrregião será organizado pela paróquia Santa Cruz de Canoinhas. A intenção é ter mais de 1.500 jovens em uma estrutura com oficinas, palestras e shows.




Nenhum comentário:

Postar um comentário