quinta-feira, 20 de março de 2014

Pré-missão Jovem Regional na Paróquia São Francisco de Assis - Catedral





Um Olhar da Diocese de Caçador para a Pré-missão Jovem Regional



Neste fim de semana, 15 e 16 de março, recebemos em nossa Diocese, mais precisamente na Paróquia São Francisco de Assis (Catedral) em Caçador, a Pré-missão Jovem Regional, que faz parte dos processos de construção da Missão Jovem Regional. Esta que é parecida com as conhecidas missões populares.

Nestes dois dias tivemos a presença de cerca de 60 jovens, vindos de toda Santa Catarina, os quais participaram de uma formação que começou no sábado, às 7h30, e foi até, aproximadamente, às 16h. Depois disso, partiram para as comunidades que lhes foram destinadas. 
A Paróquia possui 16 comunidades que, com muita alegria e uma calorosa acolhida, receberam estes jovens. Foram cerca de três jovens por comunidade que se reuniram com as lideranças da comunidade na qual estavam e conheceram sua realidade, para que nos dias da Missão Jovem saibam como terão que trabalhar.
No domingo, às 10h, aconteceu uma missa em ação de graças ao que vivemos nesse fim de semana e já fazendo preces para o que virá pela frente. A celebração foi presidida pelo Pároco Pe. Lauro Kaluzny Filho com a presença do Pe. Luiz Pierdoná.
Juntamente com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, celebramos recordando a vida de nossos jovens abandonados, explorados, prostituídos, enfim, pelos que estão em condições de vida muito indignas. Em sua homilia, Pe. Lauro disse que não mediremos esforços para que ocorram todos os processos da Missão Jovem, pois os benefícios que trazem para a vida da comunidade e a motivação dos jovens à participação na Igreja são incontáveis.
Após o almoço saímos em direção ao Parque Central para fazermos o envio destes missionários. Em um momento com muita mística onde um jovem escolhia outro para enviá-lo em missão fazendo um cruz na fronte do outro com água perfumada com pétalas de flor, no sentido de sermos o perfume que encantará e motivará os outros jovens a virem para a missão. 
Ficou visível a ansiedade no olhar de cada jovem para que os dias da Missão cheguem logo. Nesses dias que se seguem já estamos tendo ótimas respostas da juventude da Diocese. As coordenações paroquiais estão buscando informações sobre quantos jovens poderão participar dessa atividade e como acontecerá todo o processo. Estamos muito alegres com esta resposta e esperamos reunir uma grande quantidade de jovens de nossa Diocese.
Nessa empolgação, gostaríamos de convidar a todos os jovens da Diocese que se mobilizem a participar da Pós-missão Jovem Diocesana que acontecerá em Iomerê, no dia 27 de abril, onde, além de colhermos os frutos das sementes que plantamos na Missão Jovem Diocesana ano passado, nos dias de 15 a 17 de novembro, organizaremos uma divulgação com gravações para a Missão Jovem Regional, que acontecerá de 19 a 22 de junho em Caçador.

Depoimentos de alguns jovens sobre a Pré-missão:
“Foi muito legal porque pude experimentar o início do processo. É bacana perceber que a empolgação não é apenas dos jovens, mas também das comunidades, que depositam em nós as chances de melhorar em algumas coisas e de aprender mais”. – Fábio Rodrigues (Líder missionário Diocesano)

Missão é também memória. Não se é missionário a partir de agora, mas é um compromisso cristão com o chão que acolhe nossos sonhos e esperança. Conhecer realidades e nos envolver com outro/a na partilha do que somos, temos e sabemos. Nas terras do contestado a mística brota do olhar do povo, das marcas dos pés deixadas na terra boa, nas mãos lançam sementes e acolhem nossa juventude! Momento forte de viver a missão de Jesus em lugares que nos remetem a Samaria, Jerusalém, Deserto e Galileia. Fomos enviados a ser profetas”. – Ana Karla Alves (Equipe de organização da Missão Jovem)


“A pré-missão jovem é uma oportunidade dos líderes missionários interagirem entre si, e também ter o primeiro contato com a comunidade. Para mim foi uma grande experiência ser líder missionária e também uma grande responsabilidade. Foi um momento de muita oração, mística e partilha com os demais participantes do encontro. A comunidade em que fiquei foi muito receptiva e acolhedora, também percebi que necessita muito de um fortalecimento nas relações de comunidade, espero que com a missão jovem a comunidade se fortaleça e que novas lideranças venham participar, e que os jovens do bairro sintam-se motivados a iniciarem um grupo de base. É com muita alegria que voltamos desta pré-missão animados para mobilizar os missionários a participarem da missão em Junho”. Abraços Fraternos Maristela Freitas – (Líder Missionária de Chapecó)





















Lucia Ana Fritzen
Secretaria Diocesana das Pastorais da Juventude
Diocese de Caçador

Nenhum comentário:

Postar um comentário