segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DNJ de Canoinhas grita: “Chega de violência e extermínio de jovens!”


O Dia Nacional da Juventude celebrado em Canoinhas-SC foi sensacional!
De acordo com a organização do evento, mais de 1.500 jovens das cidades de Três Barras, Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Santa Cecília, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Porto União, Iomerê e Fraiburgo fizeram a festa para proclamar a liberdade da juventude, longe de tudo o que possa ser uma forma de escravidão.
Os jovens foram recepcionados na comunidade Nossa Senhora Aparecida, de onde saíram em procissão com a cruz do DNJ da microrregião de Canoinhas e se encontraram com Maria, trazida pelos ginetes do Clube do Cavalo.
Muita animação, palestras, exposição de trabalhos das pastorais e movimentos da igreja católica e de instituições públicas e privadas parceiras e adoração ao Santíssimo Sacramento marcaram o dia, além da chuva que lavou até mesmo os corações e fez com que a missa e o show com a banda Amados do Eterno tivessem de ser realocados.
Foi no auge do DNJ, durante a celebração eucarística com o bispo dom Severino Clasen, que os grupos e movimentos juvenis se reuniram para juntos gritar: “Chega de violência e extermínio de jovens”, confeccionando um grande símbolo para a caminhada da Pastoral da Juventude da diocese de Caçador, que caminha para a celebração dos 30 anos.
O Dia Nacional da Juventude só foi possível com a ajuda dos jovens e representantes das mais diversas pastorais e movimentos da paróquia Santa Cruz de Canoinhas, que se envolveram para celebrar a juventude que clama por um mundo mais justo. A organização do evento agradece a todas as pessoas que se empenharam e dedicaram momentos preciosos para a construção do DNJ.

Como costume na microrregião, a escolha para a celebração do DNJ do ano seguinte foi de suspense, com um sorteio entre duas paróquias que ainda não realizaram o evento: Divino Espírito Santo, de Major Vieira, e São Sebastião, de Papanduva. Os majorvieirenses saíram em festa com a notícia de que, em 2015, terão muito trabalho para organizar o DNJ, mas que também terão muitas realizações nesse caminho de construção da juventude que é amada pelo Eterno.

As fotos do evento estão na página oficial do DNJ de Canoinhas: https://www.facebook.com/dnjcanoinhas2014

Fábio Rodrigues
Coordenação Diocesana das Pastorais da Juventude
Paróquia Santa Cruz de Canoinhas
Microrregião de Canoinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário