terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Em Terras Manauaras - Parte 1


"Um Sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Mas um sonho sonhado em conjunto é o começo de uma nova realidade". 
Com essa frase começamos a contar as vivências do 11° Encontro Nacional da Pastoral da Juventude que aconteceu nas belas terras manauaras nos dia de 18 a 25 de janeiro de 2015, com a visão dos jovens da Diocese de Caçador que abriram seu coração para cada segundo vivido por lá. Porém, antes, dizemos com todo orgulho, que os jovens que ficaram pelas terras do Contestado também preparam seu espírito rezando pelo encontro no mês que o antecedeu.
As notícias do encontro estão no site da Pastoral da Juventude Nacional, com tudo o que aconteceu nos 7 dias de encontro.
Para que não seja cansativa a leitura e para que seja bem aproveitada, pois são depoimentos muito agradáveis de se ler, vamos publicar uma experiência por vez. Hoje começamos com o depoimento da jovem Carla G. Rinaldi da paróquia Imaculada Conceição de Fraiburgo - SC. 

Quero partilhar com vocês, juventude, sobre os momentos em que estive em solo manauara e que com toda certeza jamais vou esquecer. Tudo começou com uma pergunta: "Mestre onde moras?" e se seguiu com um convite: "Vinde e vede!"e eu fui!
E nas belas terras de Manaus encontrei o Mestre, escondido nos rostos e sorrisos de qurid@s companheir@s, na acolhida calorosa do povo daquela terra mística, no sofrimento daqueles que não tinham bens, mas que não perdiam a esperança.
Lá partilhamos o Pão, tantas vezes pisado pelo diabo, mas cotidianamente amassado pelos homens de boa vontade, a Vida, vida esta que é destruída por muitos, mas também defendida a todo custo por tantos outros e a Utopia ... Ah a Utopia, esta que é nosso horizonte, nosso caminho, nossa Civilização do Amor, e é aquela que dá sentido a caminhada.
Isso é um pouco do que vi, ouvi e vivi. As marcas que trago são eternas, pois "o que a memória amou ficou eterno". A história não acaba, pois o Reino está próximo e depende de cada um de nós fazer com que ele aconteça, por isso deixo um convite: Vamos fazer o Reino acontecer? 

Agora seguem alguns questionamentos feitos à Carla: 

1. O que significou essa experiência para sua vida particular? E para seu trabalho pastoral? 

R: Me emocionei muito com o que vi. A valorização da cultura nos fez perceber a riqueza e principalmente a espiritualidade da iluminação bíblica do encontro, redescobrimos Jesus que nos convida a permanecer com Ele no meio dos pobres. Em cada manhã de mística e oração experimentamos através da palavra, da arte, da poesia e da vida do povo amazonense o encontro com o Senhor que passa no meio de nós e que nos foi apontado por tantos discípulos e discípulas que nos antecederam na caminhada pastoral.  
  
2. Quais foram as falas que mais chamaram sua atenção durante o encontro? 

R:  "A PJ é a maior escola de formação de lideranças da Igreja" e "No coração de Deus está a juventude e no rosto da juventude está a face do Deus vivo e verdadeiro".            
                        

3. Que sentimentos a carta do Papa aos jovens delegados do 11° ENPJ lhe causou? 

R: Me emocionei quando a Aline e o Alberto leram a carta do Papa, as palavras de perseverança e fé, onde ele nos pede para nunca perdermos a esperança e a utopia, pois somos profetas da esperança, o presente de nossa sociedade sociedade e de nossa amada Igreja e por sobre tudo somos aqueles que podem construir a civilização do amor, nos motivam a seguir firmes em nossas lutas e sonhos.

Carla terminou seu depoimento nos falando que jamais esquecerá estas palavras:
"A pastoral da Juventude necessita que façamos um esforço de sairmos de nosso conforto para, juntos e juntas, construirmos um caminho do "bem viver e conviver".

Texto
Carla C. Rinaldi
Lucia Ana Fritzen
Pela Delegação da Diocese para o 11° ENPJ

Delegação da Diocese de Caçador


Links com as fotos e notícias do encontro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário